No momento de dar início às suas estratégias de Marketing Digital, é importante conhecer o seu público-alvo e saber em quais plataformas ele está.
Recentemente, um dos conteúdos publicados pelo blog da Start Social foi sobre o Marketing realizado por novas editoras. Com esse conteúdo, foi abordado sobre como a estratégia de Marketing Digital pode promover vendas e que, de certa forma, popularizou a literatura nacional contemporânea em nosso país, abrindo oportunidades para novos escritores.
Entretanto, para que essas estratégias tenham eficácia, é importante conhecer o público-alvo e saber um detalhe sobre ele: em quais plataformas ele está.
Conhecer o público-alvo é de extrema importância no Marketing Digital. Cada estratégia será planejada tendo ele como foco e com objetivos sobre eles. Além disso, eles podem contribuir para que sua marca compreenda quais são as formas mais assertivas para que o conteúdo seja recebido.
Atualmente, grande parte das estratégias de Marketing Digital são realizadas no Facebook e Instagram. E, para esse segmento em questão, esses podem não ser os locais mais assertivos.
O Twitter é um espaço no qual a comunidade literária tem grande força em nosso país. E, para uma editora, não estar presente nesta rede social é cometer um grande erro. Aliado com o Instagram, Skoob e até mesmo o TikTok, cada um atinge diferentes nichos do seu público-alvo, e todos exigem diferentes estratégias.
Os conteúdos produzidos para o Twitter precisam levar em consideração o comportamento dos usuários nessa rede social. Com o limite de caracteres, é importante trabalhar em imagens que chamem a atenção de pessoas ou vídeos curtos. A parte textual, sendo mais reduzida, precisa conter gatilhos mentais e comandar ações – em muitos casos, com o link para a compra ou mais informações sobre o conteúdo.
No Instagram, os conteúdos podem ser mais elaborados como imagens com textos, edições que possibilitem mais interação do público. Essa é uma rede social na qual uma empresa pode avaliar o comportamento dos seguidores de acordo com cada conteúdo compartilhado.
Por outro lado, o TikTok é conhecido por seus vídeos curtos que atraem o interesse de muitos. E todas as ações de Marketing Digital nesta plataforma precisam ser executadas de forma semelhante. No caso de editoras, é interessante o desenvolvimento de conteúdos com divulgação de trechos dos livros, informações dos personagens e até mesmo trends que possam ser relacionadas com o assunto.
A questão de vídeos também se faz presente no Instagram. Os reels se tornaram cada vez mais populares e podem atingir um grande público, aumentando o engajamento com a página e possibilitando que mais usuários conheçam o seu conteúdo.
Para dar início em suas estratégias de Marketing Digital, analise os seus concorrentes. Conheça as plataformas em que eles estão presentes e observe os usuários de cada uma. Com isso, é possível que sua empresa tenha base para fazer o planejamento das melhores estratégias, com ações voltadas para cada uma dessas plataformas.
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