Para quem utiliza as redes sociais para vender ou atrair clientes, o alcance sempre deve ser trabalhado. Além das publicações serem planejadas e desenvolvidas de modo que gere interesse no público, é necessário que sejam trabalhadas de forma a atingir o público-alvo.
As redes sociais possuem algoritmos que recomendam um perfil ou produto de acordo com os interesses dos usuários, mas isso não garante que sua empresa ou seu produto seja visto por um potencial comprador.
Para isso, o uso de Hashtags é indispensável.
O uso das Hashtags surgiram em 2007 e se popularizou nos anos seguintes. São utilizadas por serem um termo que é associado a tópicos, e que facilita a procura por conteúdos em redes sociais. Elas são uma palavra-chave, uma forma de organizar o conteúdo publicado e um marcador, agrupando e identificando publicações dentro de um mesmo tema.
Hashtag é um mecanismo que aumenta o alcance e engajamento nas redes sociais, pois, sendo vinculado a um conteúdo em específico, ele é direcionado para quem apresenta interesse nele, independente se segue ou não o seu perfil.
Dar destaque para sua empresa e o seu produto é uma estratégia para ampliar as vendas e conquistar novos clientes. Entretanto, o uso das Hashtags deve ser realizado com cuidado.
Como elas vinculam sua publicação a um determinado conteúdo, é interessante fazer uso de palavras-chave. Pode ser o uso de quais produtos você oferece, por exemplo, para uma construtora e quer divulgar sobre as possibilidades de financiamento, o uso de # seguido da palavra financiamento permite que o seu post chegue para quem busca sobre esse conteúdo.
Para o uso de Hashtags, cabe pesquisar quais são as principais e mais em destaque no momento e sempre utilizar quais se relacionam com o seu conteúdo. Para datas festivas, sempre é interessante relacionar com os seus posts. Quando está, por exemplo, próximo ao dia dos pais, os produtos ou ofertas de sua empresa que são voltados aos pais, podem ser publicados com a hashtag da data.
Uma das hashtags que mais atraem público para compras sempre serão as que indicam ofertas ou promoções. Quer vender online? Que tal ir atrás dessas hashtags?
Outra possibilidade muito interessante é criar uma que seja relacionada com o lema de sua empresa – cuidando para não ser uma hashtag muito longa – ou até mesmo uma com o nome de sua marca. Personalizar e investir em uma que viralize e sempre seja associada à sua marca é uma ótima forma de dar o destaque que sua empresa deseja.
Há, ainda, alguns cuidados que devem ser tomados quando o assunto é hashtags. Nunca utilizar uma para cada palavra, como, por exemplo, #super #promoção #só #hoje. Isso prejudica o engajamento de sua postagem e ainda podem não atrair o interesse do cliente. Além disso, utilizar termos com conteúdo impróprio pode fazer o seu perfil ser banido e fica inadequado.
Ortografia errada ou ser muito longa também pode diminuir o engajamento. É interessante que sejam algo fácil de lembrar e que sejam criativas.
Hashtag é uma estratégia inteligente e que pode ligar sua empresa ao seu cliente.
A Start Social sempre busca a utilização das melhores hashtags para cada publicação, de modo a aumentar o engajamento e a possibilidade de seu produto atingir um novo público. Conheça nossos planos e pacotes agora mesmo! Dê um start em suas redes sociais.