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Marketing de Nostalgia

De acordo com o dicionário Pliberam, “nostalgia” nada mais é do que uma tristeza profunda causada por saudades do afastamento da pátria ou da terra natal; ou, ainda, um estado melancólico causado pela falta de algo ou de alguém.

Mas, fugindo um pouco do seu significado literal, compreendemos a nostalgia como aquele sentimento de saudade de algo que nos era querido. Um sentimento que nos faz pensar com carinho em objetos ou elementos que faziam parte de nossa infância ou adolescência.

Esse sentimento está amplamente associado com lugares, pessoas, experiências, objetos e até mesmo filmes ou séries que faziam parte de nossa infância e/ou adolescência.

Por exemplo, Harry Potter fez parte da infância de muitas pessoas, acompanhando o seu crescimento e até mesmo o início da vida adulta. Por isso, há tantas empresas investindo constantemente em produtos relacionados com a série. Porque ativa a lembrança e o sentimento de nostalgia e faz com que esse público, que era e ainda é fã da série, queira adquirir os produtos.

A nostalgia é um sentimento mais comum do que imaginamos, afinal, alguns estudos apontam que, em média, as pessoas sentem nostalgia pelo menos uma vez por semana. E isso é causado pelo que podemos chamar de gatilhos, que ativam em nossa memória a lembrança de bons momentos vividos com aquele determinado objeto.

E, por conta disso, muitas empresas têm apostado no marketing de nostalgia, não apenas para aumentar as vendas, mas para garantir o sucesso de seus lançamentos.

Em uma era em que os jogos digitais ganharam mais espaço do que os jogos lúdicos, se tornou comum empresas relançarem jogos que faziam sucesso anos atrás. Com o mesmo design da versão original, não atrai o interesse apenas do público infantil, mas de adultos que costumavam jogar esses jogos durante sua infância.

Mas essa é uma estratégia que também chegou aos jogos digitais. Há alguns anos, o mundo parou em função do Pokémon Go, um jogo para smartphones em que as pessoas poderiam sair por aí caçando pokémons.

O sucesso por trás desse jogo se dá por conta de diversos fatores, entre eles a nostalgia que causou naqueles que eram fãs do Pokémon e viram nesse jogo a oportunidade de reviver momentos especiais.

Um pouco mais atual do que Pokémon Go, o fenômeno Barbie rodou o mundo nas últimas semanas. Nas vésperas do lançamento do filme, víamos cada vez mais empresas investindo no marketing de nostalgia e divulgando produtos que se relacionassem com o filme ou com a boneca.

Produtos na cor rosa não dominaram apenas lojas de roupas, mas também restaurantes, que criaram pratos especiais para o lançamento do filme, como o combo do Burguer King, por exemplo.

O marketing de nostalgia é uma estratégia que está em alta e já provou que realmente funciona. Afinal, usar itens e produtos do passado em sua estratégia atual desperta em seus consumidores a vontade de matar a saudade, o que resulta em mais vendas.

A nostalgia é um laço emocional, que atinge a pessoa de uma forma que ela associe com bons momentos, lembranças felizes. E, com isso, é mais provável que ela compre o produto.

Entretanto, é importante lembrar que é sempre preciso relacionar a nostalgia da sua persona com o tipo de conteúdo que você oferece, com os produtos ou serviços que sua empresa oferece. Ou a estratégia pode não dar certo.

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