Um dos hobbies mais comuns é, com certeza, assistir a filmes ou a seriados. Por conta disso, o cinema e as plataformas de streaming possuem lucros impressionantes todos os anos.
As pessoas pagam por esse tipo de conteúdo e passam inúmeras horas de sua semana assistindo-os.
Muito relacionado com o lazer e o descanso, é um momento para fugir de nossa rotina e aproveitar a companhia de amigos, familiares ou até mesmo sozinho. Afinal, assistir qualquer conteúdo é uma oportunidade para viver grandes aventuras, sem sair de dentro de casa.
Ao longo dos anos, podemos notar um avanço nos estilos dessas produções. Em todos os gêneros ou formatos, as produções audiovisuais costumam abordar cenas ou trazer relações com o nosso cotidiano. Mesmo que busquemos nos filmes uma fuga da rotina, ainda assim gostamos de assistir pessoas parecidas conosco vivendo suas vidas. E nos apegamos aos personagens, buscamos por semelhanças com nossa própria vida.
E, se você parar para pensar sobre os últimos filmes ou séries a que assistiu, provavelmente algum deles abordou ou citou o Marketing em seu enredo. Não é mesmo?
O Marketing está presente em praticamente todos os momentos de nossas vidas. Um dito popular diz que o Marketing é a alma do negócio, e, por isso, todas as empresas que querem sucesso, fazem uso dessas práticas.
Quando abrimos os aplicativos de redes sociais, nos deparemos com conteúdos de empresas da região em que moramos, de empresas de vendas online e até mesmo de canais de streaming. Esses mesmos canais de streamings que fazem uso dessa temática em enredos de suas produções.
Essas produções passaram a abordar situações do cotidiano para fazer com que as pessoas se sintam conectadas com a história e os personagens, tornando mais popular o filme ou o seriado. E o que é mais comum em nossos dias do que nos depararmos com conteúdos produzidos pelo Marketing?
De toda forma, isso ocorre em todos os gêneros de filmes ou séries produzidos. Um exemplo disso é o filme Os Smurfs.
A produção infantil tem foco na vida dos Smurfs, que saem de sua vila e vão para New York. Patrick, o humano que passa a conviver com os Smurfs, é responsável pela divulgação do novo lançamento de uma empresa. E, por causa de um pequeno acidente (que é chamado de clímax em produções cinematográficas), seu projeto é alterado e acaba sendo usado a imagem da lua azul em associação com o produto.
Em certo ponto do filme, algo misterioso acontece e realmente transforma a lua em azul por um período de tempo. O resultado disso é que a marca passa a ser considerada como poderosa e capaz de tudo, aumentando ainda mais o seu sucesso.
Outro exemplo podemos encontrar em um K-drama lançado em 2021. Our Belloved Summer mostra a história de uma personagem que decide usar um artista que mantinha sua identidade em segredo para atrair o público para a inauguração de um novo prédio. Sua estratégia de marketing promove o arquiteto responsável pelo prédio, a empresa e o artista, fazendo com que o público tenha interesse em acompanhar e a empresa responsável consegue inúmeros outros clientes.
Buscarmos referências ao Marketing em filmes ou séries não é difícil. E, provavelmente, ao longo dos próximos meses, cada vez mais produções como essas surgirão.
Isso apenas realça a importância do Marketing para o mundo moderno. O Marketing, principalmente o Marketing Digital, está presente em tudo. Desde referências em filmes, até mesmo em estratégias para o lançamento desses filmes.
Gostou do artigo? Acesse nosso blog e confira mais conteúdos sobre Marketing Digital.
A Start Social é focada no gerenciamento de redes sociais. Para mais informações, veja nossos planos e serviços.